SLACKLINE


banner_interno_slackine.jpg

im1.jpg
O ESPORTE
Rogéiro Tozzi - dragonslackline.com.br

O Slackline ou corda bamba, como é denominado nos circos, é um esporte de equilíbrio, onde uma fita é montada entre dois pontos fixos, que chamamos de ancoragem.

Tem o equilíbrio como base do esporte, com incrível semelhança ao praticado no picadeiro dos circos, aonde se utiliza o cabo de aço no lugar da fita de poliéster.

O objetivo é atravessar um percurso se equilibrando sobre a fita e sua prática possibilita treinar o corpo, melhorar o equilíbrio, a concentração e desfrutar de momentos divertidos, em contato com a natureza e amigos, e hoje uma das modalidades mais praticadas é o Trickline (modalidade com manobras, muitas vezes derivados do surf e skate).

Surgiu no Parque Nacional Yosemity Valley (Califórnia –EUA), lugar tradicional da prática da escalada, na década de 80, como passatempo dos alpinistas, quando o tempo não estava propício para subir nas rochas, que ficavam se divertindo, se equilibrando nas correntes do estacionamento e com o tempo, trocaram as correntes pelas cordas que usavam para escalar e depois para as atuais fitas, que hoje são fabricadas especialmente para a prática do slackline, que varia de acordo com a modalidade e o objetivo com o esporte.

DICAS PARA INICIAR A PRÁTICA

  • Você pode iniciar a prática de diversas formas, mas o ideal é procurar locais de prática, escolinhas, lojas especializadas ou amigos praticantes, pedir  orientações e/ou fazer tentativas, antes de adquirir o equipamento;

  • Os locais mais comuns de prática do slackline são parques, praças ou praias, mas no caso dos 02 (dois) primeiros, certifique-se de que é permitido a instalação do equipamento no local;

  • Não tenha vergonha de procurar escolinhas ou profissionais de slackline, ninguém nasceu sabendo:

  • Quando for adquirir o equipamento, procure lojas especializadas, para não comprar a fita e o equipamento errados;

  • Se o custo do equipamento for alto pra você, divida com outros amigos que também praticam ou queiram começar a praticar (o slackline é um esporte comunitário, pois várias pessoas podem utilizar o mesmo equipamento);

  • Siga as instruções de montagem de seu equipamento (dicas mais abaixo);

  • Inicie a prática, montando o equipamento à 50 cm do chão e quando adquirir confiança, aumente a altura gradativamente até a altura desejada (se for o caso);

  • Dê preferência à locais com sombra;

  • Para obter mais segurança no início da prática, pois as quedas são inerentes ao esporte, coloque colchonetes ou placas de EVA sob a fita, evitando quedas mais bruscas e possíveis contusões;

  • Realize os procedimentos de conservação e manutenção de seu equipamento (dicas mais abaixo);

MODALIDADES

  • Slackline – a base para todas as outras, que é o andar na fita;

  • Trickline – é a realização de manobras sobre a fita e nesse caso o Slackline é diferente, devendo ser mais elástico e flexível, para que possa fazer a função de “arremessar” o praticante melhor e auxiliar na realização dos movimentos;

  • Longline – quando a distância percorrida é superior a 20 metros, na maioria das vezes a fita muda por completo, sendo uma fita de 25 milímetros de espessura e tubular, pois quanto mais distante as ancoragens, mais “mole” a fita fica no meio, dificultando a travessia;

  • Highline – pode ser considerada a modalidade mais radical do Slackline, onde a fita é montada em alturas a partir de 5 metros do chão e muito praticada entre montanhas, prédios, etc., sendo que noções de escalada e segurança na hora da ancoragem são essenciais, além dos mesmos equipamentos de segurança que são utilizados em escaladas. Nesse caso, a fita também é tubular e vem acompanhada de uma corda que é colocada paralelamente e presa a ela, para o caso de acidente com a fita chamada de linha de vida e a cadeirinha de escalada também é necessária, em caso de quedas ou acidentes mais graves;
  • Waterline - quando o Slackline é montado sobre a água, como rio, piscina, lago, mar...;

  • Surfline e Yogaline – são variações quando realizadas manobras ou movimentos similares a essas práticas.

im2.jpg

BENEFÍCIOS

  • Equilíbrio
O equilíbrio é a principal habilidade motora desenvolvida durante a prática do Slackline, pois o balanço da fita nos obriga a manter o corpo o mais ereto possível e para atingir o objetivo, que é atravessar todo o percurso da fita, não podendo deixar de lado a leveza.

  • Concentração
Como, na maioria das vezes, o slackline é praticado com amigos, em lugares abertos e com movimento ao redor, é fundamental o foco constante na atividade.

  • Força Muscular
A maioria de nossos músculos é solicitada para a tarefa de atravessar a fita, sendo o quadríceps e o glúteo os primeiros a serem percebidos, e com o balançar da fita, outros mais internos e os estabilizadores serão recrutados, sendo que a força necessária na prática pode ser maior no princípio.

O tronco ereto e os músculos abdominais também em contração, são fundamentais para o equilíbrio geral e não menos importantes, braços, ombros e costas serão solicitados, fazendo um contra balanço corporal ao movimentarem-se de um lado para outro, trazendo a percepção de que a maioria dos grandes músculos corporais participam ativamente, durante a prática de caminhar sobre o Slack.

  • Aspectos Psicológicos
A prática do slackline, além de desenvolver as habilidades motoras, consciência corporal e reeducação postural, estimula capacidades cognitivas, como o desenvolvimento do raciocínio lógico, exercita a capacidade de planejamento, e aprimora competências como a atenção, disciplina e determinação. 

O equilíbrio emocional também é estimulado, pois como as tentativas e quedas são inerentes à prática do Slackline, a repetição ou treinamento e a dedicação farão toda a diferença, reforçando a auto-estima e encorajando o enfrentamento do medo e da vergonha, que podem afastar definitivamente o indivíduo do esporte. 

PÚBLICO E UTILIZAÇÃO

Crianças e Adolescentes – Crianças com idade a partir de 4 anos já podem começar a praticar.

Dica: Recomendamos, nesse caso, a utilização do Slack friend, sendo os resultados muito similares, mesmo com um auxílio, principalmente para que consigam realizar a travessia da fita.

Alunos da sala de musculação, ginástica e personaltrainer – Como mais uma ferramenta no desenvolvimento dos alunos e parte da seqüência de treinamento funcional.

Praticantes de corrida - Como o movimento da caminhada é realizado na base instável, o treinamento desses músculos também ocorre, transferindo os benefícios para os praticantes de corrida, além dos aspectos de concentração e foco no objetivo final.

Praticantes de Surf, Skate e Pakur – Em virtude da semelhança de movimentos possível entre os esportes, em um equipamento diferente dos esportes originais, os adeptos do surf, skate e pakur, tem os benefícios de técnica e condicionamento acumulados e somados aos já adquiridos.

Atletas em geral – Treinamentos específicos para concentração e equilíbrio em outra atividade, estimulam o atleta sem o tirar de seu objetivo final, sendo que esportistas de alto nível, podem se beneficiar de uma forma diferente.

Adultos e Idosos – Empresários e trabalhadores de setores corporativos altamente competitivos, tem uma ferramenta de treinamento, associando as dificuldades do Slackline com as dinâmicas coorporativas, aceitação de riscos, busca de iniciativas, comprometimento com o trabalho, persistência, entre outros.  Já os idosos, que tem as capacidades e habilidades diminuídas com a idade, também desfrutam dessas novas conquistas.

Terapêutico
O Slackline ativa músculos profundos que se estabilizam, protegendo e mantendo nosso corpo em equilíbrio postural, já que muitas dores relacionadas à falta da ativação dessa musculatura sobrecarregam os músculos maiores, que assumiram uma função de não movimento, beneficiando-os com a terapia do Slackline.

O EQUIPAMENTO

O que é e para que serve

 Fita Slackline: Feita de poliéster com 15 metros de comprimento, esse é o equipamento principal do slackline, onde o praticante vai andar, tentar se equilibrar e fazer manobras;

 Fita Elo e Catraca: A fita elo é feita do mesmo material da fita do Slack e serve para fazer a outra ancoragem do equipamento, fazendo parte do sistema uma catraca de Epox, que é utilizada para a tração da fita até que ela fique esticada o suficiente para a prática;

 Protetor de catraca: Feito de neoprene impermeável, esse item tem as funções de proteger o equipamento, caso alguém coloque o pé ou caia perto, evitando acidentes, e também protege a catraca, caso o equipamento fique montado ao ar livre, dos efeitos do sol e da chuva.

 Protetor de árvore: O nome correto deste acessório deveria ser protetor de fita, já que ele serve para evitar o atrito constante que a fita faz no ponto de ancoragem, causando estragos no equipamento e diminuindo a vida útil do Slackline, e como na maior parte das vezes árvores são utilizadas como ponto de ancoragem, essas também são beneficiadas por ter as cascas de seus troncos menos danificadas.

❺ Back up de segurança: Um equipamento simples, mas de fundamental importância, utilizado para prender ao redor da ancoragem e fixar a catraca, evitando que ela seja lançada no praticante, caso ocorra o rompimento da fita elo central, que prende a mesma.
im4.jpg

ANCORAGENS SEGURAS E PONTOS DE APOIO

A ancoragem é algo imprescindível para sua segurança durante a prática.

Ao fazê-la em árvores, verifique se ela é robusta o suficiente para agüentar a pressão da fita durante a prática, dando-lhe um forte empurrão, e se ela balançar muito é melhor procurar outra ancoragem.

Dica: Palmeiras e coqueiros não têm raízes fortes, portanto evite este tipo de árvore.

Se a ancoragem for algo de alvenaria, como postes e colunas, verifique se esta construção tem a capacidade para receber pressão lateral, pois muitas vezes esse tipo de coluna serve apenas para escorar um telhado ou algo do gênero.

Dica: Se tiver dúvida não utilize.

Outro cuidado é em relação ao atrito da fita com o ponto de ancoragem, pois quinas podem romper a fita por atrito.

Dica: Coloque algo que arredonde esta quina, antes de colocar o protetor de arvore, como papelão, Eva, etc.
DICAS DE CUIDADOS, CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DO SLACKLINE

A vida útil do seu SLACKLINE pode ser ampliada, tomando alguns cuidados:

Após a utilização, guarde a fita enrolada em local seco e arejado;

Evite exposição a produtos químicos e excessiva ao sol, pois eles modificam a textura da fita, pois apesar do poliéster ser totalmente resistente aos raios UVA/UVB, a coloração da fita poderá sofrer alterações;

Para manutenção geral, quando precisar lavar, utilize água, sabão neutro e caso necessário, uma escova macia, enxague bem e com água limpa, evite deixar de molho e seque a sombra;

Evite excessos de temperatura entre -40º e 80º graus;

Equipamentos metálicos podem ser lubrificados com silicone spray ou produto similar, retirando o excesso no final do processo.

im7a.jpg