SKATE



PARA COMEÇAR A PRATICAR

oesqueleto.com.br / projetoclubedoskate.com.br /monstersports.com.br

Como em qualquer outro esporte, a prática do skate tem seus riscos e nosso objetivo é minimizá-los, oferecendo a oportunidade da prática para quem quiser. Para tanto, cabem algumas dicas, abaixo:

1. Lembre-se que você não tem mais 15 anos e qualquer lesão leva mais tempo para ser curada, além de outras responsabilidades que você adquiriu durante a vida, pessoal e profissional, que necessitam de sua atenção e participação ativa.

2. Adquira o equipamento completo: skate, capacete, protetor de punho, cotoveleiras e joelheiras, de acordo com a modalidade que pretende praticar (sugerimos adquirir um longboard, devido às facilidades oferecidas para o aprendizado), em lojas especializadas, aonde você terá a orientação de vendedores-praticantes, e se tiver um amigo praticante, leve-o, pois só ajudará a tornar sua compra mais assertiva.

3. Para o início da prática é adequado um local plano, com baixa ou nenhuma inclinação, aonde você aprenderá os comandos do skate, entendendo como funciona o posicionamento dos pés, conforme a direção que pretende seguir (curva à esquerda, à direita, em frente, frear, etc..), lembrando que o pé traseiro tem grande influência nessa decisão e que os joelhos devem estar sempre flexionados.

4. Para descer ladeiras, comece gradativamente e com trechos curtos, de preferência no final do percurso, e vá aumentando de acordo com a confiança adquirida no comando do skate, sempre realizando o movimento de zigue-zague, mas imitando o formato de rede montada ou o movimento de um pêndulo, subindo e descendo, subindo e descendo, controlando a velocidade e mantendo a segurança.

5. Sempre que for realizar a descida, nunca deixe de observar quem está à frente e quem vem atrás, sempre dando prioridade para a segurança de todos.

6. Prefira a prática em locais que existam outros praticantes, de preferência mais experientes, pois além de poder observá-los, você poderá tirar dúvidas ou pedir orientações, além de fazer novas amizades.

7. Existem diversos locais para prática, mas 03(três) em especial, são ótimos para quem quer começar a praticar o skate: O Parque da Independência, em frente ao Museu do Ipiranga, tem uma ladeira larga de aproximadamente 300 metros de comprimento e com uma extensa área de escape e Parque Villa Lobos, próximo ao CEASA, tem uma pista plana e com leve inclinação e o Parque do Ibirapuera, que além da longa pista que o circunda, tem a Marquise, para quem quer praticar num espaço coberto .

8. Use roupas leves e confortáveis, assim como tênis com sola reta, adequado para a prática, alongue-se, hidrate-se e use protetor solar.


ALGUNS LOCAIS PARA PRÁTICA

LADEIRAS


Parque da Independência - Parque da Independência, s/n - Ipiranga - SP.


Horário de funcionamento: de 2ª à 6ª das 05:00 às 21:00 horas (para prática, das 05:00 às 20:00 horas).


Ótimo local para prática de Long board e Carv board/Drop board, pois além da ladeira de aproximadamente 300 metros com boa inclinação, tem uma ótima área de escape, bastante adequada para skatistas iniciantes, tanto para aprendizagem, como para o desenvolvimento de novas manobras.


Morumbí - Rua São Bráulio c/ Avenida Roberto Lorenzo - Morumbi - SP


A ladeira da Rua São Bráulio é relativamente larga, mas com maior inclinação que a do Parque da Independência, tem baixo movimento de automóveis, com término e área de escape na Avenida Roberto Lorenzo.


A Rua São Bráulio é indicada para skatistas mais experientes, em função da ladeira mais agressiva na parte final, e a Avenida Roberto Lorenzo é indicada para iniciantes, visando à prática de controle do skate. O ideal é que o skatista iniciante vá integrando a Rua São Bráulio gradativamente, conforme for desenvolvendo suas habilidades no skate.


Interlagos - Rua Mahatma Ghandi - Interlagos - SP


Ainda não fomos conhecer, mas segundo informações de amigos, tem ladeiras para todos os gostos.


Vila Leopoldina - Parque Villas Lobos


Dá pra andar por todo o parque, mas tem uma pista oval toda de concreto, bem próximo da entrada principal, que é legal para iniciantes e para treinar novas manobras.


A inclinação é bastante leve e se você quiser andar bastante, vai ter que pedalar bastante.


COMO MONTAR UM SKATE

CLUBE DO SKATE

projetoclubedoskate.com.br


O skate é composto por seis partes:


  • Um shape (madeira que fica em cima);
  • Um par de trucks (eixos);
  • 8 rolamentos; .
  • 4 rodas;
  • 8 parafusos;
  • Uma lixa autocolante.


Esses acessórios são encontrados em todas as lojas de skate e são todas de forma padrão.


1- Cole a lixa no shape, retire as bordas (pedaços de lixa que sobram);


2- O shape possui 8 furos para os parafusos, então pegue algo pontiagudo e fure a lixa no lugar dos buracos, coloque os parafusos com a porca virada para a parte de baixo do shape;


3- Feito isso, encaixe os eixos nos parafusos com os parafusos centrais virados para dentro e aperte as porcas;


4- Pegue agora os rolamentos colocando dois em cada roda. Faça isso nas quatro e depois encaixe nos eixos, não apertando muito as porcas do trucks;


5- Está pronto.

ESCOLHENDO O SHAPE

CLUBE DO SKATE

projetoclubedoskate.com.br


Escolher o shape é uma missão e nossa intenção é dar algumas dicas úteis para que você aprenda a escolher.


Para quem está acostumado à usar um shape largo, não precisa de mudar, só porque calça 36, pois trocar pode ser um pouco estranho.


Se você tem até 75 kg, o ideal é usar um shape de média largura de 7 1/2' a 8' (polegadas), pois terá estabilidade e facilidade em manusear.


Já para quem pesa acima de 80 kg, o ideal é escolher um shape largo, acima de 8' (polegadas), pois com shapes estreitos terá menos estabilidade.


Para quem tem o pé grande (acima de 41), também é melhor que não use um shape estreito.


Para quem gosta ou pretende executar manobras, o ideal é escolher um shape de largura média e com concave.


Os melhores shapes, para andar em mini rampa ou half, são os largos.



CONSERVANDO O SHAPE

CLUBE DO SKATE

projetoclubedoskate.com.br


Evite molhar, passar pano úmido ou lavar a tábua, pois a água pode infiltrar na madeira, amolecendo as fibras e fazendo com que o shape "abra" mais facilmente.


Aperte sempre os parafusos da base (unem o shape com o truck), evitando a chamada "folga", pois ela faz com que ocorram choques entre a base do truck e a tábua, podendo levar a quebra da base. 


Para evitar esse problema, podem-se utilizar pads, que é um espaçador de plástico de 1 a 2 mm de espessura, entre a base e o shape, amortecendo bastante o choque.

 

Antigamente se cortava um pedaço de couro e se colocava no lugar do pads, funcionava muito bem!

CONSERVANDO O TRUCK

CLUBE DO SKATE

projetoclubedoskate.com.br


Evite apertar muito o parafuso "Central", pois pode esmagar os amortecedores, ocasionando uma ruptura e também deixar o truck "torto". 


Existem amortecedores de diferentes durezas, então, se mesmo apertando bastante o parafuso o truck continuar "mole", é melhor trocar por um amortecedor mais duro.


Assim como na conservação do shape, aperte sempre os parafusos da base (unem o shape com o truck), evitando a chamada "folga", que faz com que ocorram choques entre a base do truck e o shape, podendo quebrar a base.


A utilização de pads, ajuda a amortecer o impacto dos truck's.


CONSERVANDO OS ROLAMENTOS

CLUBE DO SKATE

projetoclubedoskate.com.br


O primeiro cuidado a tomar com os rolamentos, é mantê-los longe de terra, areia e água. A terra, a areia e água conseguem penetrar no interior dos rolamentos e com o tempo (pouco tempo) os rolamentos vão travar, levando a perda de velocidade ou até mesmo estourando o rolamento.


Outra dica, é evitar lubrificar muito, pois sempre que você tira os rolamentos para serem lubrificados, o contato com as mãos faz com que o suor atinja a parte metálica, causando oxidação.


Se por acaso o seu skate cair na água, aí sim os rolamentos tem que ser retirados e secados com um pano seco, sendo limpos e lubrificados logo em seguida.


Apertar muito as porcas de suas rodas somente se o seu skate estiver com espaçador (peça de metal que fica no meio da roda entre os rolamentos), ou deixar a roda com jogo.


Caso o skate comece a perder velocidade, o problema pode estar nos rolamentos, então verifique se falta lubrificação.


Evite andar em lugares com muito poeira, pois o pó entra nos rolamentos, prejudicando o seu desempenho e aumentando o desgaste.

CONSERVANDO AS RODAS

CLUBE DO SKATE

projetoclubedoskate.com.br


Evite andar de skate em lugares com varias saliências, que fazem o skate trepidar muito, pois esta trepidação faz com que em pouco tempo os rolamentos fiquem com folga no interior das rodas.


Se gosta de Down Hill (ladeiras), de preferencia compre rodas grandes.


Em Mini rampa e Vertical é bem melhor andar com rodas grandes.


Para o Street, depende do gosto, as mais usadas são as de 55mm (tamanho médio), pois muita gente gosta de andar com rodas grandes para dar mais velocidade e durar mais.


Sempre que perceber que as suas rodas estão ficando gastas de um lado só, faça um "rodízio" entre elas, sendo que o rodízio deve ser feito da seguinte maneira:


Troque as rodas fazendo um X, as rodas que estiverem no eixo de trás do lado esquerdo, devem ir para frente no lado direito. Cuidado para não inverter o lado da roda.


AQUECIMENTO

PREPARASURF / PROF. MAURÍCIO OLIVEIRA

preparasurf.com.br


O aquecimento é fundamental para o desenvolvimento da atividade física, pois busca a elevação da temperatura corporal, permitindo um aumento gradual das solicitações metabólicas, pois o corpo precisa ser condicionado e adaptado, predispondo a musculatura atuante para os movimentos que serão executados e tornando o desempenho físico mais eficaz.


Proporcionando um alerta para problemas músculo esqueléticos e cardiorrespiratórios, seu benefício principal é a redução da probabilidade de lesões, pois músculos aquecidos tornam-se mais alongáveis, movem-se mais rapidamente e geram força com maior eficácia, aumenta progressivamente a freqüência cardíaca, a pressão sangüínea e o consumo de oxigênio.


Não existe uma quantidade de exercícios ou distância específica a ser percorrida durante o aquecimento, mas quanto maior a quantidade de músculos envolvidos na atividade, maior a necessidade do tempo de aquecimento.


Portanto, aqueça sempre e faça dele um ritual tão importante, quanto seu esporte ou atividade fisica.

SUPLEMENTOS

GUSTAVO LÁZARO - MUSCLE POINT 

musclepoint.com.br


Long Board e Carve Board/Drop Board


O skate é um esporte de movimentos explosivos, onde quedas, traumas e impactos nas articulações são rotina, e suplementos que ajudem na regeneração ou manutenção das cartilagens são extremamente indicados.


Com base nessas informações, são indicados os seguintes suplementos:


Glucosamina e Sulfato de Condroitina: Essas 02 substâncias em conjunto, regeneram ou fazem a manutenção das cartilagens das articulações, dando resistência e elasticidade, estimulando sua produção e inibindo a ação das enzimas que a destroem, reduzindo dores e inflamações. 


Consuma de 05 a 10 gramas, antes da prática do skate.


Creatina: Indicada para uma recuperação mais rápida da energia explosiva, disponibilizando-a quase de imediato ao praticante.


A indicação é de 03 gramas ao dia, todos os dias (mesmo em dias que não for praticar nenhuma atividade física).