MUAY THAI


banner_interno_MUAY_THAI.jpg

O MUAY THAI
EdOn TheRoad
http://www.edontheroad.wordpress.com
fonte: http://www.cbmuaythai.com.br

Quando se pensa nesse esporte, é muito comum a seguinte pergunta: O que é ou como é o Muay Thai?

A melhor definição, segundo nosso parceiro, é que: “É tipo Boxe, mas com chutes, cotoveladas e joelhadas”, sendo também conhecido e chamado de “luta das 8 armas” (punhos, cotovelos, canelas e joelhos) e como toda arte marcial, exige muita resistência e preparação física dos seus praticantes.

Hoje, assim como o boxe, existe uma grande procura pela modalidade com finalidade estética, sendo que em muitas academias o único contato é com o saco de pancadas e aparadores de chutes, eliminando o conceito de esporte violento e o medo, pois a prática deste esporte maravilhoso, além da forma física, ainda te dá muita disciplina, auto confiança e disposição para enfrentar o dia a dia.

img_interno_MUAY_THAI_1.jpg

OS EQUIPAMENTOS E VESTIMENTAS

- O short precisa ser específico, pois o corte dele é feito para melhor flexibilidade e agilidade nos golpes com as pernas, além da beleza e cores tradicionais, que te aproximam mais do que é no seu país de origem.

- As luvas têm diferença na espessura, medidas por uma unidade chamada “onça”, sendo que lutadores profissionais usam luvas de 8 a 10 onças, que são extremamente finas, mas para treinos e lutadores iniciantes, as luvas ideais são de 12 a 16 onças.

Também existe a luva bate-saco, que deixa os dedos expostos, e é utilizada apenas, como o nome sugere, para fazer atividades com saco de pancada.

- O protetor bucal, feito de um tipo de borracha, vai impedir que seus lábios se cortem em atrito com os dentes.

Dica: Fale com seu odontologista e peça para ele lhe fazer um sob medida ou indicar quem faça, que lhe trará maior conforto e segurança.

- A coquilha tem apenas uma função, porém muito específica e importante, que é proteger suas “partes baixas”.

Para as mulheres, é indicado a utilização de um top bem justo para proteger os seios.

- A caneleira é geralmente utilizada em lutas treinos (com sparring) ou para atividades que exijam o uso das canelas em atrito com outras canelas ou com objetos que possam machucar o praticante. Elas garantem que o lutador não vai sofrer nenhum tipo de lesão, assim como seu/sua parceiro(a) de treino.

- Ataduras nada mais são do que faixas de pano ou aquelas faixas que compramos em farmácias, que são utilizadas para proteger as mãos de cortes assim como evitar torção nos punhos.

- O capacete é usado tanto em sparring, quanto em lutas amadoras, podendo ele ser “aberto” onde se tem a opção de usar com uma grade protetora ou sem ela, ou “fechado”, que não tem grade, mas abrange maior parte do rosto, protegendo os praticantes de qualquer lesão facial.

- Mongkon: é uma espécie de arco, geralmente feita de pano, que o professor dá ao seu aluno quando ele está pronto pra ser um lutador profissional. Nas lutas o competidor entra com o mongkon no ringue e antes de iniciar a luta o próprio treinador retira-o da cabeça de seu aprendiz.

- Paprachiat: também conhecido como Prajied ou Kruang, o paprachiat é um tipo de bracelete que, na Tailândia era usado tradicionalmente como um artigo sagrado, cheio de significados e confeccionado com tecidos especiais. Hoje em dia é como sabemos qual a graduação do praticante, através da cor do seu paprachiat.

- Phuang Malai: é uma guirlanda de flores que os lutadores penduram em seus pescoços ao entrar no ringue. Este, geralmente é oferecido pelos amigos do lutador, com intuito de dar boa sorte na luta.

Para os lutadores profissionais, os equipamentos exigidos são apenas o short específico para Muay Thai, luvas, protetor bucal e coquilha, um protetor das partes íntimas. Também existem algumas vestimentas típicas, que são usadas em dias de luta, como o “mongkon”, o phuang malai,e o paprachiat.

Nas academias, quando se está iniciando a prática da modalidade, exige-se mais equipamentos, como por exemplo a caneleira, ataduras e capacete.

img_interno_MUAY_THAI_2.jpg

OS GOLPES

- Guarda: A guarda é a posição de luta ou a posição em que as mãos se encontram cerradas, em frente ao rosto, e os cotovelos alinhados, na frente do abdômen, e as pernas levemente flexionadas, ambos posicionados de forma a manter seu braço e perna mais fortes sempre atrás, com o objetivo de desferir golpes com mais força, devido ao maior percurso que esses membros percorrerão até chegar ao oponente, enquanto o braço e perna de apoio, tem a função de defesa e preparo para os golpes mais potentes;

Dica:
Ao proteger o rosto, evite ficar com os cotovelos abertos, deixando a parte peitoral, estômago e barriga desprotegidos ou a perna dianteira reta, o que poderá levar a uma grave lesão no joelho;

- Tip: É o chute frontal com a perna que está à frente, geralmente usado para distanciar ou empurrar o oponente porém, se bem aplicado, pode também causar dor;

- ThaiTip: É o chute frontal aplicado com a perna que está atrás, este aplicado com a intenção de atingir o adversário com maior agressividade;

- Chute lateral (baixo/médio/alto): Como o próprio nome já diz, o este chute virá das laterais, podendo atingir tanto as pernas, como região abdominal e cabeça. É um chute muito potente, podendo levar o oponente a nocaute (knock out) e é muito utilizado pelos praticantes tailandeses, que têm a fama de saberem usar muito e bem esse golpe;

- Chute giratório: Outro golpe que o nome fala por si, pois o chute giratório é aplicado após um giro de 360º e ao fim do giro o chute é desferido, sendo muito agressivo e bem mais comum de ser aplicado na região abdominal;

- Joelhada (frontal/lateral): A joelhada é outro golpe típico do Muay Thai e também extremamente poderoso, podendo causar sérias lesões se bem aplicados.

A joelhada frontal é aplicada de forma que as pernas apenas se dobrem e sigam em linha reta até o oponente, geralmente atingindo área abdominal, e a joelhada lateral é aplicada de forma que a perna fará uma curva de 180º até chegar ao oponente, geralmente atingindo as costelas;

- Cotovelada (frontal/lateral): A cotovelada, obviamente, é um golpe em que se atinge o oponente com seus cotovelos e ela pode ser aplicada de forma lateral, traçando uma rota circular até atingir a cabeça do oponente, ou de forma frontal, que é um movimento de baixo para cima, geralmente atingindo o queixo ou nariz do oponente. As cotoveladas são golpes muito poderosos e quase sempre que bem aplicadas resultam em nocaute;

- Jab: Soco aplicado com o punho que está à frente da posição de guarda, geralmente usado para distrair o oponente, tomar distância ou abrir a guarda para desferir golpes mais potentes.

Um lutador bem treinado pode até nocautear seu oponente com um jab, dependendo da situação;

- Direto: Soco aplicado com o punho que está atrás, na posição de guarda. É um golpe mais agressivo e pode facilmente ferir ou levar o oponente a nocaute;

- Cruzado: O cruzado é um soco aplicado com ambos os braços, então podendo ser cruzado direito ou cruzado esquerdo. É desferido de forma que o punho faça uma rota circular até atingir o oponente, podendo atingir tanto cabeça quanto costelas;

- Upper: Também conhecido no Brasil como “gancho”, o Upper é aplicado de baixo para cima, geralmente atingindo o queixo do oponente;

Dica: Não abaixe muito o braço, com o intuito de fazer mais força, pois esse movimento grande e exagerado faz com que sua guarda fique aberta demais, tornando-o vulnerável a receber golpes no rosto.

Dica: O correto é distanciar o punho do rosto, porém sem abaixa-lo, e utilizar bem o giro do tronco, para desferir o golpe com maior potência.

- Clinche: O clinche é um movimento pouco compreendido pelos leigos, porém de extrema importância para os lutadores. O momento em que os lutadores chegam bem perto e se “abraçam”. Esse abraço não é exatamente um ato de carinho, mas um momento muito perigoso da luta, que os dois lutadores estão extremamente próximos e qualquer golpe pode levar ao know out, sendo que um clinche bem dado, envolve as mãos, uma sobre a outra atrás da nuca do adversário e cotovelos o mais fechado possível.

Dica: Evite manter os cotovelos abertos, pois facilita a saída do clinche, e mantenha a postura correta das mãos, pois estando nos ombros ou segurando apenas o topo da cabeça do adversário, facilita sua fuga apenas com um simples giro de pescoço.

- Esquiva: A esquiva não é exatamente um golpe, mas como deve fugir dele. Para cada golpe existe uma esquiva, até mesmo para o clinche, sendo que para alguns golpes, a melhor esquiva é se distanciar.

img_interno_MUAY_THAI_3.jpg
A GRADUAÇÃO

A graduação do Muay Thai pode variar muito de academia para academia, sendo que a primeira coisa a ser levada em conta, é em qual federação ou confederação o Kru (professor) e academia estão filiados.

De acordo com a Confederação Brasileira de Muay Thai, a graduação no Brasil é dada da seguinte forma:

  • Branca; 
  • Branca ponta vermelha;
  • Vermelha;
  • Vermelha ponta azul clara;
  • Azul clara;
  • Azul clara ponta azul escura; 
  • Azul escura (instrutor);
  • Azul escura ponta preta (instrutor master);
  • Preta (professor);
  • Preta e branca (Mestre); e 
  • Preta, branca e vermelha (Grão Mestre).

As confederações estaduais podem adotar cores diferentes, mas precisam seguir o padrão de requisitos da CB Muay Thai.

A HISTÓRIA

Não se tem uma data exata do surgimento do Muay Thai, mas o que se tem certeza é que essa arte marcial surgiu junto com o povo Tailandês. Nos tempos antigos, os povos orientais adotavam uma arte marcial, normalmente praticada por seus exércitos, para se proteger das constantes guerras que aconteciam pela conquista de territórios férteis em caça, pesca e agricultura e também pelo poder e domínio.

O povo tailandês é originário da China e quando eles migraram de lá para o local onde atualmente encontra-se a Tailândia, precisaram se defender e através da aprimoração do Kung Fu, arte marcial chinesa, criaram o “Chupasart”, primórdio do Muay Thai, mas por baseado na utilização de armas, como espadas, facas, lanças, machados, escudos, entre outros, resultaram em muitos ferimentos aos praticantes, que geraram uma série de alterações, como a exclusão das armas, até chegar ao formato que conhecemos hoje.

img_interno_MUAY_THAI_4.jpg

img_interno_MUAY_THAI_5.jpg
O MUAY THAI NA TAILÂNDIA

O Muay Thai está para a Tailândia, como o futebol está para o Brasil e apesar de ser bem um esporte bem diferente do nosso, é levado tão a sério quanto.

Uma curiosidade interessante é que na Tailândia, via de regra, não há graduação, ou você é profissional ou é amador, mas devido a popularização do esporte, as academias passaram a aderir ao sistema de graduação, principalmente para atender o público estrangeiro.

SUPLEMENTOS
GUSTAVO LÁZARO - MUSCLE POINT
musclepoint.com.br

O Muay Thai é uma arte de luta esportiva, onde o treino ultrapassa 1 hora de duração, em uma intensidade alta, sendo recomendável a utilização de um suplemento que forneça energia rápida e duradoura por um tempo maior, assim como para uma recuperação muscular total, devido ao esforço empregado.

Para que ambos os resultados sejam atingidos, é recomendada a utilização de Waximaize, Whey Protein e Maltodextrina.

Waximaize: Fornece energia rápida e duradoura por mais tempo.

Consumir 01 dose antes e 01 ou 02 durante o treino, de acordo com a duração deste.

Whey Protein e Maltodextrina: Recuperam a massa muscular, revertendo sua perda em ganho.

Misturar em 01 squeeze, de 02 a 04 colheres de sopa de Maltodextrina e 01 medidor de Whey Protein, sempre com água para favorecer a absorção rápida.

Consumir 1/3 15 minutos antes do treino, 1/3 durante a pausa e 1/3 até 30 minutos após o término.
AQUECIMENTO
PREPARASURF / PROF. MAURÍCIO OLIVEIRA
preparasurf.com.br

O aquecimento é fundamental para o desenvolvimento da atividade física, pois busca a elevação da temperatura corporal, permitindo um aumento gradual das solicitações metabólicas, pois o corpo precisa ser condicionado e adaptado, predispondo a musculatura atuante para os movimentos que serão executados e tornando o desempenho físico mais eficaz.

Proporcionando um alerta para problemas músculo esqueléticos e cardiorrespiratórios, seu benefício principal é a redução da probabilidade de lesões, pois músculos aquecidos tornam-se mais alongáveis, movem-se mais rapidamente e geram força com maior eficácia, aumenta progressivamente a freqüência cardíaca, a pressão sangüínea e o consumo de oxigênio.

Não existe uma quantidade de exercícios ou distância específica a ser percorrida durante o aquecimento, mas quanto maior a quantidade de músculos envolvidos na atividade, maior a necessidade do tempo de aquecimento.

Portanto, aqueça sempre e faça dele um ritual tão importante, quanto seu esporte ou atividade física.