JUDÔ



O Judô e o Jiu-Jitsu são artes marciais irmãs, já que uma complementa a outra, e apesar de seus objetivos distintos, em relação às regras de combate, é comum encontrar praticantes de ambas as artes, em virtude dos benefícios dessa complementação.
 
Enquanto o Judô tem como base de seu aprendizado as técnicas em pé, principalmente as de projeção, o Jiu-Jitsu tem como base as técnicas de chão, que visam diminuir as diferenças de peso, tamanho e força entre os praticantes. 

Nosso objetivo é passar informações e dicas, que o (a) levem a conhecer e praticar o(s) esporte(s) e a não desistir ao encontrar as primeiras dificuldades, evitando possíveis lesões e/ou aprendizado inadequado.

JUDÔ
PROF. EDUARDO SEVERIANO - 07/04/2013
40 anos, Faixa Preta de Judô e Jiu Jitsu

O Judô (Caminho Suave) desenvolvido pelo professor Jigoro Kano em 1882, sempre objetivou a melhora do seu praticante e de todos que estão a sua volta e como as demais artes marciais, exige de nossa parte muita persistência e paciência, pois estará nos colocando à prova o tempo todo, o que nem sempre será fácil e confortável. No entanto, os resultados alcançados através de sua prática são extremamente compensadores, pois trabalhamos a parte física, mental e espiritual, além da disciplina e concentração.

Dojô é o local onde se pratica o Judô, mas num significado mais profundo, podemos traduzir como o local onde iremos buscar nossa melhora como ser humano.
As técnicas são demonstradas de forma gradativa, de acordo com o grau de dificuldade e de graduação, sendo as repetições sempre em grande número e em várias situações de luta.

TÉCNICAS DO JUDÔ

As técnicas de Judô são divididas em três principais grupos:

Nage-Waza - Técnicas de projeção e/ou arremesso (de quadril, de braço, de perna e de sacrifício);

Katame-Waza - Técnicas de solo (imobilizações, estrangulamentos e chaves de braço);

Atemi-Waza* – Técnicas de defesa pessoal com ataque (socos, chutes, joelhadas, cotoveladas, golpes de mão aberta e com os dedos).
*As técnicas de ataque são ensinadas apenas para graduados na faixa preta.

As técnicas básicas de deslocamento no tatame, o andar, postura e amortecimento de quedas, são fundamentais para uma aula completa, além de alongamentos no início e no final de cada aula.

Depois dos 30 anos ainda temos muita energia e vontade, mas com ela responsabilidades imensas (família, trabalho, etc.), o que sugere alguns cuidados adicionais.

Para o aprendizado com segurança, devemos:

Saber nosso verdadeiro estado de saúde, através de um check-up;

Ter disponibilidade de tempo e se programar para a prática;

Realizar uma pesquisa com amigos ou pessoas próximas que pratiquem o judô;

Na falta deles, pesquisar e visitar academias, de preferência que otimizem seu tempo, estando dentro de seu itinerário (próximo ao trabalho ou de sua residência);

Ao visitar as academias, é recomendável assistir uma aula completa e observar:

O ambiente;

Comportamento do professor ou mestre;

Postura em relação aos alunos novos e mais graduados;

Se o professor ou mestre é formado, por quem foi graduado e se é Federado (com uma conversa despretensiosa, você obterá esta informação);

Limpeza e organização das instalações;

Será comum se deparar com pessoas bem mais novas na orientação, já que o início desta atividade normalmente é na infância, mas não encare isto como uma desvantagem, pois o início mais tardio exige muita energia, coragem e atitude, o que seu mestre sabe e os demais alunos saberão.

Observados os itens acima, escolha a academia aonde você se sentir melhor e seguro com o aprendizado.

Esteja disposto a aprender, SEMPRE.

Coloque o Judôgi e desafie a si mesmo!



SUPLEMENTOS

GUSTAVO LÁZARO - MUSCLE POINT

musclepoint.com.br


Jiu-Jitsu e Judô, são artes de luta esportiva, onde o treino ultrapassa 1 hora de duração, em uma intensidade alta, sendo recomendável a utilização de um suplemento que forneça energia rápida e duradoura por um tempo maior, assim como para uma recuperação muscular total, devido ao esforço empregado. 


Para que ambos os resultados sejam atingidos, é recomendada a utilização de Waximaize, Whey Protein e Maltodextrina.

Waximaize: Fornece energia rápida e duradoura por mais tempo. 


Consumir 01 dose antes e 01 ou 02 durante o treino, de acordo com a duração deste. 


Whey Protein e Maltodextrina: Recuperam a massa muscular, revertendo sua perda em ganho. 


Misturar em 01 squeeze, de 02 a 04 colheres de sopa de Maltodextrina e 01 medidor de Whey Protein, sempre com água para favorecer a absorção rápida. 


Consumir 1/3 15 minutos antes do treino, 1/3 durante a pausa e 1/3 até 30 minutos após o término.


AQUECIMENTO

PREPARASURF / PROF. MAURÍCIO OLIVEIRA

preparasurf.com.br


O aquecimento é fundamental para o desenvolvimento da atividade física, pois busca a elevação da temperatura corporal, permitindo um aumento gradual das solicitações metabólicas, pois o corpo precisa ser condicionado e adaptado, predispondo a musculatura atuante para os movimentos que serão executados e tornando o desempenho físico mais eficaz.


Proporcionando um alerta para problemas músculo esqueléticos e cardiorrespiratórios, seu benefício principal é a redução da probabilidade de lesões, pois músculos aquecidos tornam-se mais alongáveis, movem-se mais rapidamente e geram força com maior eficácia, aumenta progressivamente a freqüência cardíaca, a pressão sangüínea e o consumo de oxigênio.


Não existe uma quantidade de exercícios ou distância específica a ser percorrida durante o aquecimento, mas quanto maior a quantidade de músculos envolvidos na atividade, maior a necessidade do tempo de aquecimento.


Portanto, aqueça sempre e faça dele um ritual tão importante, quanto seu esporte ou atividade fisica.